Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley


Sinopse: Admirável Mundo Novo é uma parábola fantástica sobre a desumanização dos seres humanos. Na utopia negativa descrita no livro, o Homem foi subjugado pelas suas invenções. A ciência, a tecnologia e a organização social deixaram de estar ao serviço do Homem; tornaram-se os seus amos. Desde a publicação deste livro, o mundo rumou a passos tão largos na direcção errada que, se eu escrevesse hoje a mesma obra, a acção não distaria seiscentos anos do presente, mas somente duzentos. O preço da liberdade, e até da simples humanidade, é a vigilância eterna.



Opinião: 

Li este livro para o encontro do Clube dos Clássicos Vivos de Março, já andava para o ler há algum tempo e esta oportunidade fez com que não houvessem mais desculpas para isso.

Tenho a dizer que gostei bastante desta distopia, não só pelo facto de Huxley criticar a sociedade e ser um visionário como também por ser um livro publicado   em 1932 que podia passar bem por um livro lançado hoje.

Na minha opinião, acho que deveria ser um livro lido por toda a gente pelo menos uma vez na vida.





Nesta obra, Aldous Huxley critica a sociedade prevendo o futuro, explorando os efeitos desumanos da tecnologia como, a criação de máquinas de entretenimento e de tecnologias tanto médicas como psicológicas muito criticadas nesta obra.

O Consumismo Social é algo que conseguimos encontrar muito na sociedade atual tal como na sociedade da época de Huxley, as pessoas e o estado ligam muito aos valores econômicos, em que a felicidade individual é definida como a satisfação das necessidades pessoais, e o sucesso é como se fosse algo económico, levando à prosperidade.

No mundo do Admirável Mundo Novo, felicidade e verdade não andam de mãos dadas. As personagens fazem de tudo para não saberem nem enfrentar a verdade, sendo criada uma maneira de transmitir felicidade falsa. 
Conseguimos ver isso hoje, através das redes sociais em que toda a gente quer pintar uma vida feliz, sem problemas e dita "perfeita".

Por fim, os perigos de um estado todo poderoso também se podem encontrar nesta obra, o poder está presente através da tecnologia que intervém logo antes do nascimento e que dura até a morte. Por exemplo, o casamento, a família e a procriação foram eliminados e passou a ser algo impensável.

O governo mantém o controle, fazendo com que seus cidadãos sejam felizes e superficiais ao ponto de não se importarem com sua liberdade pessoal, fazendo com que a perda da dignidade, da moralidade, dos valores e das emoções fazendo com que a humanidade se perca.

Um povo que não se informe e não se interesse por saber mais é considerado um povo inculto, logo um povo que não fará frente ao seu estado resultando de um povo que está nas mãos deste e poderá ser enganado.




Comentários

Instagram

Mensagens populares